sábado, 23 de junho de 2012

ATENÇÃO - Higiene na cozinha...

http://nutricorpo.blogspot.com/
Higiene na cozinha...:

É importante usar todos os truques para eliminar microorganismos. As inúmeras bactérias estão presentes no lixo, chão, vãos das esponjas, panos de pratos, tábuas de carne, entre outros locais.

A cozinha e copa devem ser limpas diariamente e permanecer limpas e secas durante o preparo dos alimentos. Quanto aos azulejos da cozinha, aconselha-se que sejam lavados no mínimo 2x/semana.

Para desinfetar a esponja de lavar louça, colocá-la úmida dentro do microondas, ligá-lo na potência máxima e aguardar 2 a 3 minutos, tempo suficiente para matar 99% dos microorganismos., inclusive E. Coli e a Salmonella, responsáveis por surtos e diarréias.

Tome cuidado com o lixo. Os baldinhos sobre a pia estão proibidos, o lixo deve ficar bem longe do ambiente onde manipula-se os alimentos. E mesmo longe, troque o saco de lixo diariamente e desinfete o cesto com água sanitária.

Os panos de prato são muito úteis na cozinha, porém são os preferidos das bactérias, principalmente se estiverem úmidos. É importante trocá-los diariamente. Separe os panos de mãos dos panos de enxugar a louça. A lavagem deve ser separada do restante da roupa. Recomenda-se que sejam desinfetados com água sanitária diluída e água fervente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário