sábado, 23 de junho de 2012

FIQUE SABENDO - Cuidados simples evitam transmissão das doenças do inverno

 http://www.blog.saude.gov.br/
Cuidados simples evitam transmissão das doenças do inverno:

Foto: Hero/Corbis
Com a chegada do inverno, aparecem algumas doenças características da estação, como gripe, viroses e doenças crônicas. Para evitar o contágio é preciso ficar atento.
O otorrino do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), vinculado ao Ministério da Saúde, Iuberi Zwetsch, esclarece que por causa da baixa temperatura este período facilita a disseminação dos vírus. “Nesta época é importante se agasalhar bastante e se prevenir contra a chuva. Evite também ambientes muito fechados e com muitas pessoas. Eles facilitam a propagação de doenças”.
O médico também explica que a principal dúvida entre as pessoas, na época do frio, é identificar quando se está com resfriado ou gripe. “O resfriado é mais simples. A pessoa tem espirros, coriza e geralmente dura três dias. A pessoa melhora quase sempre usando pouco ou nenhum medicamento. Já a gripe é aquele quadro em que você fica com dor pelo corpo e na cabeça, secreção no nariz e tosse. Neste caso é necessário consultar um médico”, esclarece Zwetsch. Vale relembrar que o Ministério da Saúde oferece gratuitamente o medicamento oseltamivir, também conhecido como tamiflu, para as pessoas diagnosticadas com o vírus gripe A/H1N1.
Além da gripe, existem dezenas de outros vírus mais leves que causam desde a inflamação no nariz até sintomas na laringe, garganta, traqueia e brônquios. Todos esses vírus trazem doenças infecciosas comuns no inverno. Em idosos e crianças, os cuidados devem ser redobrados porque são os grupos mais suscetíveis a uma inflamação aguda.
O diretor de vigilância de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, enfatiza que hábitos de higiene são fundamentais para evitar o contágio neste período. “É necessária a proteção da boca e do nariz quando se espirra ou tosse, de preferência usando lenço ou o braço. Evite proteger o rosto com as mãos e as mantenha higienizadas”.
Doenças crônicas - O cuidado deve ser redobrado para quem tem doença crônica, como asma, bronquite e diabetes. Isso porque os vírus comuns em épocas de frio podem agravar as enfermidades. A recomendação também é procurar um médico logo que os primeiros sintomas aparecerem.
Ilana Paiva / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário