sábado, 23 de junho de 2012

FIQUE LIGADO - Uso do fio dental é fundamental para manter dentes e gengivas saudáveis

 http://www.blog.saude.gov.br/
Uso do fio dental é fundamental para manter dentes e gengivas saudáveis:

Foto: Corbis Images
Escovar os dentes faz parte da rotina da maioria das pessoas, mas nem todo mundo usa fio dental. O empresário Diogo Santana é uma dessas pessoas: “Eu diria que seria por esquecimento e até um pouco de preguiça. Em uma dessas visitas de manutenção foi verificado no Raio X que eu possuía inicio das cáries entre os dentes. Então eu tento manter pelo menos a frequência de uma vez na semana para a utilização do fio dental, mas infelizmente eu não consigo.”
A cárie encontrada entre os dentes do Diogo poderia não ter aparecido se ele usasse o fio dental todos os dias. De acordo com o dentista do Hospital Federal de Ipanema Gerson Hayashi, quem não usa fio dental pode ter problemas ainda mais sérios: “Na verdade, quando você não usa o fio dental, aquele local que você não atinge com a escova fica mais suscetível a ter cárie. Também evolui para gengivite, que é uma inflamação periférica da gengiva, que às vezes não tem como regredir. Você vai estacionar a doença, você vai tratar, mas o osso ou a gengiva que perdeu ela estaciona e já está perdida.”
Mas o dentista faz um alerta: saber usar o fio dental de forma correta é fundamental para a saúde dos dentes e da gengiva. “É preciso pegar um pedaço longo de fio dental, e ir para uma área limpa do fio dental, senão você não consegue higienizar e vai estar levando sujeira para um dente após o outro. É basicamente isso: ir e vir, sempre entrando entre os dentes e entre a gengiva e o dente.”
O dentista Gerson Hayashi recomenda que os pais usem fio dental nos filhos assim que os primeiros dentes de leite aparecerem. Assim , segundo ele, será possível garantir dentes e gengiva saudáveis desde cedo.
Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário