sábado, 23 de junho de 2012

Cidade passa a contar com mais 560 leitos com a inauguração de três novas unidades de saúde

Fonte: PCRJ

15/06/2012

 A população carioca ganhou, nas últimas semanas, três importantes unidades de saúde: o Hospital Municipal Pedro II, o Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda e a Coordenação de Emergência Regional (CER) do Centro. Juntas, as unidades passam a ofertar mais 560 leitos em diversas especialidades. Desse total, mais de 100 são de terapia intensiva. O investimento total para construir e equipar as unidades foi de cerca de R$ 200 milhões.
 
O Hospital Pedro II, em Santa Cruz, que tem capacidade para realizar 500 atendimentos diários, retorna como uma das maiores e mais modernas emergências públicas da cidade. O local foi totalmente reformulado e adaptado às normas de acessibilidade, atendendo tanto deficientes físicos, como idosos. Os serviços para atender esses públicos são configurados com espaços e mobiliário que facilitam a circulação, como banheiros com portas maiores, corrimãos, rampas e piso antiderrapante. 
 
A nova maternidade do Centro tem capacidade para realizar entre 400 a 500 partos por mês e fará cerca de 1.200 atendimentos mensais. A unidade conta com equipamentos de última geração, únicos na cidade do Rio e os mais avançados do país. O local tem aparelhos de fototerapia, de ventilação mecânica e incubadoras modernos e eficazes, que, em comparação aos tradicionais, podem reduzir em até um terço o período de internação dos recém-nascidos na UTI. Além disso, nas novas incubadoras, os bebês podem ser pesados sem sair do leito e são menos expostos aos ruídos externos.
 
Outra novidade é a CER Centro, inaugurada no dia 1º de maio. Com ela a cidade do Rio passa a contar com um novo sistema de assistência, que passa a ser a porta de entrada das urgências e emergências. O projeto pioneiro terá, ao todo, cinco novas unidades de pronto atendimento que serão responsáveis pelas emergências de baixa e média complexidade para adultos e crianças. Com isso, a capacidade de atendimento à emergência será dobrada. As coordenações contarão com complexo de regulação próprio, otimizando a gestão dos leitos de emergência e de serviços da região. Elas funcionarão sempre próximas de um grande hospital de emergência, com acesso a todos os tipos de exames, inclusive de imagem, e estarão em todas as regiões da cidade: Centro, zonas Norte, Sul, Oeste e Barra da Tijuca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário