sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Antibiótico: usar ou não usar, eis a questão

Antibiótico: usar ou não usar, eis a questão: "

Texto retirado quase que integralmente do Blog do Tio Thiago, colega pediatra de Florianópolis que escreve para as mamães e papais em uma linguagem fácil e divertida. Vale muito a pena visitar.


AntibióticosAo examinar uma criança ... com febre, logo pensamos em infecção ... infecção é a 'ação exercida no organismo por agentes patogênicos: bactérias, vírus, fungos e protozoários' ... Bactérias são diferentes de vírus, de fungos e de protozoários ... fazendo com que precisemos de armas também diferentes para combatê-los ... A febre sobe no início da infecção, mostrando ... que está tendo briga no pedaço (nossos soldados encontraram os vírus e começaram a combatê-los). Depois do segundo ou terceiro dia, nosso organismo costuma dar conta do recado, a febre vai indo embora e as secreções (coriza, vômito, diarréia, muco) vão limpando a cena do combate.

As bactérias já são um pouco mais danadas que os vírus. Nosso exército até tenta lutar ... Aos poucos, o sinal de alerta vai se tornando mais frequente (a febre deixa de ser espaçada e aparece a intervalos cada vez menores) e a secreção (catarro) mais amarelada e esverdeada, mostrando que há muitas bactérias no pedaço. Nosso exército precisa de reforços! É aí que entra o antibiótico: um verdadeiro tanque de guerra que ... entra na circulação sanguínea e vai até o local de batalha ... com a finalidade de destruir as bactérias invasoras.

Se chamamos o tanque de guerra adequado (uso de antibiótico correto), conseguimos matar todas as bactérias, sem abalar as estruturas adjacentes ... Se o tanque de guerra for muito grande (antibiótico mais forte do que é preciso), ele acaba passando por cima de mais bactérias do que deve, fazendo um estrago desnecessário...

... se o tanque passar na rua em um momento em que não está tendo guerra de bactérias, mas guerra por vírus, ele vai ... matar tudo que tem ao redor, menos os agentes da infecção, já que os vírus não são destruídos por esta arma ... Além de não matar os vírus, pode ocorrer algo inusitado: uma bactéria paparazzi fotografa a arma e divulga para todas as outras como o tanque funciona. Quando ele aparecer para uma briga de verdade, as bactérias ruins já conhecerão o seu mecanismo de ação e, portanto, estarão RESISTENTES a este antibiótico, tornando-o ineficaz para o combate da infecção ...

Antibióticos... Nem sempre uma garganta vermelha tem bactérias para serem combatidas. Na maioria das vezes ... a infecção é causada por vírus. Portanto ... nada de sair por aí tomando antibiótico quando a garganta estiver irritada. O médico deve ser consultado para comprovar a real existência de bactéria, já que ela não usa uniforme com identificação!


Perfeita a explicação, não?

Leia a postagem na íntegra!

Fonte: Blog do Tio Thiago

Gostou desta postagem?

Não deixe de:

- Assinar o feed do Pediatria Brasil gratuitamente;

- Receber as atualizações em seu e-mail;

- Conhecer o Mapa do Blog;

- Clicar em Tweet para twittar esta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário