terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ACSs montam e apresentam dinâmica sobre hipertensão

ACSs montam e apresentam dinâmica sobre hipertensão: "
Alguns ACS da Clínica da Família Santa Marta resolveram de forma criativa e bem humorada abordar o tema da hipertensão arterial no grupo que ocorre quinzenalmente em nossa unidade.

Foi realizada uma dinâmica, mais conhecida como “Juri Simulado” onde o objetivo principal é estudar e debater um tema, levando todos os participantes do grupo se envolverem e tomar uma posição, alem de desenvolver o senso crítico.

Participantes: (Funções)
Juiz: Dirige e coordena o andamento do júri.( Técnico de Enf.- Júlio César)
Advogado de acusação: Formula as acusações contra o réu ou ré. ( ACS Jojo)
Advogado de defesa: Defende o réu ou ré e responde às acusações formuladas
pelo advogado de acusação. ( ACS Joana)
Réu: Hipertensão arterial (ACS Suelen)
Guarda: ACS Jaqueline
Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota: Culpado ou inocente, definindo a pena. A quantidade do corpo de jurados. (Pacientes do grupo de hipertensos)

DRAMATIZAÇÃO:
O guarda solicita que todos levantem para a entrada do Excelentíssimo Juiz. O juiz então começa a ler a acusação do réu, no caso a hipertensão que é mais conhecida como pressão alta.
O advogado de acusação, acusa a hipertensão de ser uma grande vilã, pois ela chega bem silenciosa, e quando vemos ela já tomou conta de nosso corpo. Adora as pessoas que se alimentam mal, sedentárias, fumantes e obessas. E se depois de descoberta a doença as pessoas não mudarem seus hábitos de vida ela pode provocar graves conseqüências.

O advogado de defesa protesta e defende a hipertensão alegando que a culpa e que vivemos stressados, trabalhando muito, vivemos em engarrafamentos, poluição, muito barrulho, cuidando pouco de nossa saúde. Então o culpado pela hipertensão somos cada um de nos, alega ele.
O Juiz então pede silêncio no tribunal e deixa a decisão para os jurados.

- O que vai ser feita com a acusada? Condenar ela a tomar remédios na hora certa, e ter uma alimentação mais saudável e menos sal para o resto da vida, ou deixaremos ela fazer o que bem entende com nossa saúde e depois sofrermos as conseqüências?

A partir daí começa uma grande discussão sobre o tema, onde todos podem ser ouvidos relatando as suas angustias e aflições e poderem também dar a sua opinião. Assim podendo refletir que esse problema é comum a todos os presentes, mas que de forma regrada podem conviver normalmente.

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário