Com os novos convocados, o ano letivo de 2011 começa sem déficit de professores nas escolas municipais
31/01/2011
O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, participaram nesta segunda-feira, 31 de janeiro, no Maracanãzinho, da cerimônia de boas-vindas para os 1.621 novos professores da rede municipal de ensino. Entre os convocados, 187 são de Professores I de Língua Portuguesa, 199 de Matemática, 163 de Geografia, 171 de História, 160 de Ciências, 400 de Inglês, 61 de Educação Física e 280 para Professor II.
Com os novos profissionais - que integravam banco de aprovados da Secretaria Municipal de Educação de diferentes concursos realizados pela Prefeitura do Rio - as escolas do município iniciam o ano letivo de 2011 sem déficit de professores. Em seu discurso, o prefeito do Rio comemorou:
- Fizemos questão de realizar um evento como esse pois não se trata de um momento qualquer. Comemoramos o fato de que temos professores para atender a todas as crianças de nossas salas de aula. Uma boa educação se faz com boas escolas e boa merenda, mas, acima de tudo isso, com um bom professor. Posso dizer que, ao longo desses dois anos de trabalho, a Prefeitura do Rio voltou a ser reconhecida pela excelência de sua área de educação, pelo retorno da auto-estima de seus professores. Por isso, tenho absoluta convicção de que nossa melhor iniciativa na área de educação é a nossa aposta no trabalho de vocês, em sua capacidade de se entregar da melhor maneira possível ao que vocês fazem.
A secretária Cláudia Costin também fez questão de destacar a importância da cerimônia.
- Um professor é um profissional de categoria diferenciada, alguém responsável por transformar a vida das pessoas. Recepcioná-los dessa maneira é uma forma de dizer o quanto eles eram esperados por nós e que estávamos contando os dias para se juntassem a nós na tarefa de transformar o futuro das nossas crianças - afirmou Costin, que tranquilizou os professores que ainda aguardam ser chamados:
- Não há mais déficit de professores em nossa rede, mas os que estão na fila não podem desanimar. Existem muitos se aposentando e, com certeza, haverá lugar para todos. É um compromisso do prefeito, a cada professor que se aposenta todo dia, outro professor é chamado para seu lugar - disse a secretária, que prometeu elevar, ainda mais, os números do IDEB (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica).
Emocionada com a recepção e com o incentivo que recebeu através das palavras do prefeito e da secretária, Milena de Araújo Silva, professora de Língua Inglesa, declarou-se ansiosa para começar a trabalhar.
- Fui aprovada para Professor I no concurso realizado em junho de 2010, tomarei posse na próxima quarta-feira e estou super animada. Para vocês terem uma idéia, tenho pesquisado todo o site da Secretaria Municipal de Educação para aprender mais sobre sua metodologia - disse Milena, destacando a importância do ensino da Língua Inglesa.
- É fundamental na vida de qualquer aluno. Nos dias de hoje, é importantíssimo que uma criança adquira desde cedo o conhecimento do idioma - concluiu.
Em janeiro deste ano, foi realizado concurso para Professor de Educação Infantil. Serão convocados 1.500 novos docentes, sendo 76 para portadores de deficiência, distribuídos nas dez Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). A previsão é de que a listagem com os nomes dos convocados seja divulgada em março.
Além disso, vale relembrar que, nos anos de 2009 e 2010, a Secretaria Municipal de Educação convocou 7.285 professores. Para o cargo de Professor I foram 4.217 vagas, distribuídas da seguinte maneira: Língua Portuguesa (890), Educação Física (318), Geografia (437), História (515), Ciências (646), Matemática (532), Inglês (878). Para o cargo de Professor II foram preenchidas 3.069 vagas.
Texto: Flávia David
Fotos: JP. Engelbrecht
Nenhum comentário:
Postar um comentário