terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Prefeito dá boas-vindas aos 1.621 novos professores da rede municipal de ensino



Com os novos convocados, o ano letivo de 2011 começa sem déficit de professores nas escolas municipais

31/01/2011

Foto: J.P. EngelbrechtO prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, participaram nesta segunda-feira, 31 de janeiro, no Maracanãzinho, da cerimônia de boas-vindas para os 1.621 novos professores da rede municipal de ensino. Entre os convocados, 187 são de Professores I de Língua Portuguesa, 199 de Matemática, 163 de Geografia, 171 de História, 160 de Ciências, 400 de Inglês, 61 de Educação Física e 280 para Professor II.

Com os novos profissionais - que integravam banco de aprovados da Secretaria Municipal de Educação de diferentes concursos realizados pela Prefeitura do Rio - as escolas do município iniciam o ano letivo de 2011 sem déficit de professores. Em seu discurso, o prefeito do Rio comemorou:

- Fizemos questão de realizar um evento como esse pois não se trata de um momento qualquer. Comemoramos o fato de que temos professores para atender a todas as crianças de nossas salas de aula. Uma boa educação se faz com boas escolas e boa merenda, mas, acima de tudo isso, com um bom professor. Posso dizer que, ao longo desses dois anos de trabalho, a Prefeitura do Rio voltou a ser reconhecida pela excelência de sua área de educação, pelo retorno da auto-estima de seus professores. Por isso, tenho absoluta convicção de que nossa melhor iniciativa na área de educação é a nossa aposta no trabalho de vocês, em sua capacidade de se entregar da melhor maneira possível ao que vocês fazem.Foto: J.P. Engelbrecht

A secretária Cláudia Costin também fez questão de destacar a importância da cerimônia.

- Um professor é um profissional de categoria diferenciada, alguém responsável por transformar a vida das pessoas. Recepcioná-los dessa maneira é uma forma de dizer o quanto eles eram esperados por nós e que estávamos contando os dias para se juntassem a nós na tarefa de transformar o futuro das nossas crianças - afirmou Costin, que tranquilizou os professores que ainda aguardam ser chamados:

- Não há mais déficit de professores em nossa rede, mas os que estão na fila não podem desanimar. Existem muitos se aposentando e, com certeza, haverá lugar para todos. É um compromisso do prefeito, a cada professor que se aposenta todo dia, outro professor é chamado para seu lugar - disse a secretária, que prometeu elevar, ainda mais, os números do IDEB (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica).

Foto: J.P. EngelbrechtEmocionada com a recepção e com o incentivo que recebeu através das palavras do prefeito e da secretária, Milena de Araújo Silva, professora de Língua Inglesa, declarou-se ansiosa para começar a trabalhar.

- Fui aprovada para Professor I no concurso realizado em junho de 2010, tomarei posse na próxima quarta-feira e estou super animada. Para vocês terem uma idéia, tenho pesquisado todo o site da Secretaria Municipal de Educação para aprender mais sobre sua metodologia - disse Milena, destacando a importância do ensino da Língua Inglesa.

- É fundamental na vida de qualquer aluno. Nos dias de hoje, é importantíssimo que uma criança adquira desde cedo o conhecimento do idioma - concluiu.Foto: J.P. Engelbrecht

Em janeiro deste ano, foi realizado concurso para Professor de Educação Infantil. Serão convocados 1.500 novos docentes, sendo 76 para portadores de deficiência, distribuídos nas dez Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). A previsão é de que a listagem com os nomes dos convocados seja divulgada em março.

Foto: J.P. Engelbrecht


Além disso, vale relembrar que, nos anos de 2009 e 2010, a Secretaria Municipal de Educação convocou 7.285 professores. Para o cargo de Professor I foram 4.217 vagas, distribuídas da seguinte maneira: Língua Portuguesa (890), Educação Física (318), Geografia (437), História (515), Ciências (646), Matemática (532), Inglês (878). Para o cargo de Professor II foram preenchidas 3.069 vagas.




Texto: Flávia David
Fotos: JP. Engelbrecht

Nenhum comentário:

Postar um comentário