terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Provinha Brasil de matemática

Ministério vai testar alunos do 2º ano do Ensino Fundamental

Rio - Pela primeira vez, 3,3 milhões de crianças matriculadas  no 2º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas farão provinha nacional de Matemática. Desde 2008, o Ministério da Educação (MEC) aplica a Provinha Brasil com questões apenas de Português. O exame mede o desempenho dos alunos das classes de alfabetização em todo o País.

Cada um dos testes terá 20 perguntas de múltipla escolha, sendo que a prova de Matemática será distribuída em agosto e a de Português, em março. Os exames serão aplicados pelo próprio professor em sala de aula ou pelo coordenador pedagógico definido pela direção da escola.

Para a coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do MEC, Edna Borges, a provinha permite avaliar o nível de aprendizado dos alunos no início e no fim do ano letivo. A aplicação pelas escolas não é obrigatória, mas é uma oportunidade de definir novas estratégias para melhorar a qualidade do ensino. O objetivo final é que todas as crianças estejam alfabetizadas aos 8 anos de idade.

Além dos cadernos de questões para os alunos, os professores vão receber cartilhas orientando sobre a aplicação e a correção dos exames. De acordo com a coordenadora do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Mariana Santos, a prova de Matemática já foi realizada, em fase de testes, para estudantes da rede pública nos meses de novembro e dezembro do ano passado. A previsão do ministério é que, em 2012, todas as escolas municipais receberão as duas provas no início do ano e no final do segundo semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário