terça-feira, 15 de março de 2011

Por que devemos observar o Chile mais de perto?

Por que devemos observar o Chile mais de perto?: "

Os resultados do PISA 2009 confirmaram o grande salto na qualidade da educação oferecida pelo Chile. Nos últimos 10 anos, a nota do país subiu 41 pontos no PISA e a do Brasil apenas 16. Além da diferença na evolução, chama a atenção o fato de que grande parte da melhora chilena se deve a um aumento significativo da nota dos alunos mais pobres e, no caso do Brasil, o aumento de 16 pontos se deu entre os mais ricos. Portanto, o Chile está melhorando a qualidade e também a equidade de seu sistema de maneira mais acelerada que nós.


Logo após a divulgação destes dados, a Fundação Lemann viajou até o Chile para conhecer de perto as reformas educacionais implementadas naquele país que podem explicar os avanços obtidos.


Uma razão importante para olharmos o que tem dado certo na educação chilena é que, diferente de países cuja realidade econômica e social é muito distante da do Brasil, o Chile, como nós, é uma nação em desenvolvimento na América Latina com níveis de renda e desigualdade similares. O PIB per capta do Chile é de 15.000 dólares e seu índice Gini é 0,5 (quanto mais próximo a 1 mais desigual é o país). O Brasil tem PIB per capta de 11.000 dólares e Gini de 0,6. Como comparação a Finlândia tem um PIB per capta de mais de 35.000 dólares e um índice Gini de 0,27. Além disso o gasto por aluno na Finlândia é sete vezes o do Brasil e cinco vezes o do Chile. Nesse sentido, o que dá certo na educação do Chile tem mais chance de poder ser aproveitado por nós.


Um dos aspectos que certamente chama a atenção é que, desde o início dos anos 90 (fim da ditadura de Pinochet), o Chile realizou uma série de reformas educacionais importantes e fez isso de maneira consistente. Entre essas reformas, destacam-se o aumento do investimento em educação, a jornada escolar única (onde todas as escolas tem um só turno como nos países desenvolvidos), gasto por aluno vinculado à renda da família (escolas cujos alunos são mais pobres recebem mais recursos), avaliação de professores e bolsas de estudo para bons alunos do ensino médio estudarem Pedagogia ou Licenciatura.


No quadro Missão Aluno de hoje, na CBN, expliquei mais detalhadamente cada um destes pontos.


Para ouvir o programa clique aqui.

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário