sábado, 14 de maio de 2011

A EXPANSÃO DO RAP DA SAÚDE

http://elosdasaude.wordpress.com/
A EXPANSÃO DO RAP DA SAÚDE: "

Criada pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) em parceria com o Centro de Promoção de Saúde (Cedaps) para estimular o protagonismo juvenil e promover a saúde em comunidades cariocas de forma colaborativa, a Rede de Adolescentes Promotores da Saúde – conhecida como o Rap da Saúde – comemora importantes avanços. A parceria com a Plataforma dos Centros Urbanos, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), iniciada em 2010, expandiu a iniciativa para 61 comunidades, envolvendo mais de 150 integrantes, entre jovens multiplicadores e dinamizadores, estagiários e coordenadoras.


Jovens do RAP da Saúde reunidos após apresentação de teatro | Foto: Divulgação


“Por meio da difusão de informações, do fortalecimento do vínculo com as unidades de saúde e da mobilização comunitária, a iniciativa propõe que temas de saúde sejam pautados como demandas importantes das comunidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos moradores”, destaca Luiza Cromack, coordenadora do Rap da Saúde. A coordenadora do Unicef-RJ, Luciana Phebo, explica que o objetivo é articular comunidades e poder público. “A participação de jovens e adolescentes na construção de soluções para os problemas da cidade é estratégica. Incentivar o protagonismo juvenil é potencializar a grande força transformadora característica dos jovens”, Luciana resume.


Para integrar os jovens do Complexo da Maré e da Rocinha, que já atuavam no Rap da Saúde, aos novos parceiros da Plataforma dos Centros Urbanos do Unicef, foi realizada uma oficina de capacitação sobre promoção da saúde no Instituto de Nutrição Annes Dias (Inad), em março de 2010. Organizada pela Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais da SMSDC-RJ, a atividade abordou os conceitos de promoção da saúde e cidade saudável, por meio da interação dos jovens com psicólogos, nutricionistas, médicos e assistentes sociais.


Eventos culturais também estiveram na pauta do Rap da Saúde, como a oficina de poesia promovida pela atriz e poetisa Elisa Lucinda, o espetáculo Simplesmente eu, sobre a vida da escritora Clarice Lispector e a iniciativa Rio Capital da Bicicleta, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro.


Em 2011, a proposta do Rap da Saúde é dar continuidade ao trabalho desenvolvido em 2010, intensificando a colaboração entre as comunidades e a parceria dos jovens com unidades de saúde, escolas e organizações da sociedade civil. Está prevista a ampliação da iniciativa no Complexo do Alemão, com a inauguração de dois adolescentros na região.


>>Saiba mais sobre o Rap da Saúde


>> Assista aos vídeos no Youtube


"

Nenhum comentário:

Postar um comentário