sábado, 14 de maio de 2011

UNIDADE DE SAÚDE PARCEIRA DO PAI

http://elosdasaude.wordpress.com/

UNIDADE DE SAÚDE PARCEIRA DO PAI: "

Conheça a cartilha Unidade de Saúde Parceira do Pai, publicada pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ).



DEZ RECOMENDAÇÕES À UNIDADE DE SAÚDE PARCEIRA DO PAI


1. Promova junto à equipe a reflexão sobre temas relacionados às masculinidades, cuidado paterno e metodologias para trabalho com homens.


2. Inclua os homens e pais nas rotinas dos serviços e convide-os para as consultas, exames e atividades de grupo relacionadas ao cuidado com seus filhos e parceiras, tais como contracepção, TIG e acompanhamento pediátrico.


3. Incentive a participação dos pais no pré-natal, parto e pós-parto e dê a eles tarefas significativas, como cortar o cordão umbilical ou dar o primeiro banho. Divulgue o direito deles acompanharem o parto.


4. Facilite a presença dos pais nas enfermarias, acompanhando seus filhos internados.


5. Promova com os homens atividades educativas que discutam temas relacionados ao cuidado, numa perspectiva de gênero.


6. Acolha os homens, valorizando sua capacidade, escutando suas demandas e sugestões, oferecendo apoio nas situações difíceis e incentivando-os a cuidar da própria saúde.


7. Proponha adaptações no ambiente de modo a favorecer a presença dos homens, tais como cadeiras, camas, banheiros masculinos, divisórias, cartazes e revistas.


8. Dê visibilidade ao tema do cuidado paterno, incluindo-o nas diferentes atividades educativas realizadas pela unidade, como: contracepção, pré-natal, aleitamento, grupos de adolescentes, pais e idosos.


9. Ofereça horários alternativos, tais como sábados e terceiro turno, para consultas, atividades de grupo e visitas às enfermarias, a fim de facilitar a presença dos pais que trabalham.


10. Estabeleça parcerias com a comunidade para fortalecer a redede apoio social.

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário