terça-feira, 10 de maio de 2011

Shaun e Selma, um amor pra sonhar

Shaun e Selma, um amor pra sonhar: "

A gente passa uma infância toda contando carneirinhos para virar adulto e esquecer que eles existem. Pois a história de hoje começou assim…

Tic-tac faz o relógio em passos lentos e leves. Leves? Não! Queria eu que os saltos dos ponteiros fossem alados no sentido puro de quem voa. O tempo aqui na minha cabeceira pesa. Pois hoje, como há muito não se via, meus olhos não querem fechar.

Estou na companhia da Clarice e do Beto. Mas meus pensamentos vagam como criança que pede pra dormir na sala. “Mais um pouco, repete minha consciência. Ainda não tá na hora, ela insiste”.

Lembro de alguns exercícios de meditação pá-pum pra essa teimosia. Posso tentar imaginar tudo em branco e virar minhas ideias como folhas sulfites zeradas, uma a uma, espécie de stop motion da memória. Ou então, manter os olhos fechados sem tirá-los da ponta do meu nariz. Tem ainda a tentativa de acender uma vela e não piscar nunca mais.

Entre essas alternativas, antes mesmo de eu não escolher uma delas, Beto vira e diz: “Imagina o Schnaps (seu cachorrinho salsicha do coração) pulando a cerca. Um monte dele, um atrás do outro”.

Então vem Schnaps. Um pula a cerca, o outro atravessa a porteira, o terceiro namora com uma cadelinha. Não há ordem na minha cabeça. Aqui dentro, sem sono, tudo anda desgovernado.


Virei a página.


De repente, meus olhos atentos brilham e vão parar onde tudo começou: Shaun, the Sheep – o carneirinho. Eu simplesmente amo o desenho e acho cada narrativa a coisa mais gostosa deste mundo. Não é do tipo que me dá sono, longe disso. Mas tem algo em Shaun que me conforta e me leva para a cama. Talvez porque já assisti a muitos desenhos e ouvi muitas histórias na cama. Ou porque o tema carneirinho remete facilmente a algo macio como o meu edredon. Tem ainda o campo, os assobios, o amanhecer, a vida no campo, a perfeita imperfeição das massinhas, a amizade, o inesperado e uma partida de futebol em que a bola é um grande repolho que caiu da caminhonete pro pasto. Se isso não é um sonho, então eu saio do jogo.

Agora são exatamente duas da manhã e estou aqui contando carneirinhos ao meu novo modo, ou seja, escrevendo sobre eles. Voltar a ser criança não é fantástico?

Dê só uma olhada no episódio abaixo. Se gostar do jeito que eu gosto, leve-o para a cama. E se gostar muito, do jeito que eu adoro, leve ele e a Selma para a cama. O quê? Você não conhece a Selma?



Meu sono está batendo, mas não vou deixar essa folha sem antes dizer que a Selma é uma ovelhinha que muito poderia ser a namorada do Shaun. Aqui, na minha cabeça, ela é. Ela também é famosa e conta histórias nas palavras da Jutta Bauer, uma artista plástica alemã que dedica sua vida aos livros infantis – e que inclusive foi a homenageada da vez na última Feira de Bolonha.

O livro, coisa linda, é vermelhinho e cabe no bolso. E Selma é uma bolinha que vive repetindo para o mundo todo o que é a felicidade. Ela aproveita a vida e o tempo como deve ser: tranquilamente. E só vê beleza naquilo que é comum.


Reprodução


No site da Cosac, há uma pequena animação e uma descrição perfeita para o par que eu arranjei para o Shaun. “O dia a dia de Selma é aparentemente comum: ensinar as crianças a falar, praticar um pouco de esporte, conversar com a vizinha, comer grama, dormir profundamente. A diferença está na satisfação com que ela realiza essas atividades. Selma aprecia a vida em sua essência e, por isso, vê beleza naquilo que é comum. E nem se tivesse mais tempo ou se ganhasse na loteria alteraria seus hábitos. Ela comeria mais grama, conversaria mais com as crianças, dormiria mais e continuaria praticando – pouco – esporte”.


Boa noite!



Filed under: Eu só queria contar, Ilustração, Marca-livro, Videobook Tagged: carneirinho, Cosac Naify, Jutta Bauer, ovelha, Selma, Shaun, sono "

Nenhum comentário:

Postar um comentário