quarta-feira, 7 de março de 2012

Faça seu próprio Google de graça

http://portal.aprendiz.uol.com.br/

Faça seu próprio Google de graça:

Venho mostrando nesta coluna como as novas tecnologias estão mudando a educação –e cada vez mais rapidamente. Um curso on-line gratuito, feito por professores renomados dos Estados Unidos, um deles de Stanford, promete aos estudantes aprender como montar em sete semanas seu próprio buscador tipo Google ou Yahoo (acesse aqui ).


As matrículas foram encerradas em 20 de fevereiro. Tiveram 90 mil matriculados, com alunos espalhados em todo o mundo.


Dica de Leitura: Novas tecnologias e mediação pedagógica - José Manuel Moran


Conversei com um dos inventores deste projeto, Sebastian Thrun, professor de Stanford e criador daquele famoso carro da Google que anda sem motorista. Ele se diz convencido de que é possível oferecer cursos à distância de baixo custo ou de graça, com qualidade. Daí ter criado a Udacity. “Também diziam que eu era maluco quando planejei o carro sem motorista”.


Ao “The New York Times”, ele diz que ainda está estudando como manter esse projeto sustentável. Para mim, comentou que esse projeto virou seu “vício” e já não consegue se imaginar em aula para um classe com poucos alunos.


Ele tinha feito uma experiência de um curso sobre introdução à inteligência artificial, que teve 160 mil matrículas. Teve um apelo também no Brasil, apesar de o curso ser em inglês.


Bastou colocar nesta coluna o endereço com a informação, depois da conversa que tive com Sebastian, e milhares de brasileiros se inscreveram. Ou seja, tem demanda. Nossas grandes universidades públicas deveriam assumir esse papel.


Não acredito que a experiência presencial de estar numa ótima faculdade é insubstituível. Mas esse tipo de mecanismo à distância, desenvolvido por grandes professores, é um alavanca para democratizar o conhecimento.


Aliás, as universidades de Stanford, Michigan e Califórnia estão abrindo matrículas gratuitas para cursos de tecnologia. Acesse aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário