quarta-feira, 7 de março de 2012

Plataforma digital abre caminho para novos autores

http://portal.aprendiz.uol.com.br/

Plataforma digital abre caminho para novos autores:

Hora de sair da gaveta: pela plataforma digital CLUBE DOS AUTORES, quem tem uma obra literária inédita pode publicar e colocar à venda pelo site. E o melhor: gratuitamente.


Plataforma permite que obras sejam publicadas e colocadas à venda.


O site tem uma interface simples. Após criar o seu login, o autor pode subir o seu livro, que será produzido sob demanda; determinar quanto deseja ganhar por venda e então disponibilizá-lo na loja virtual do site, sem desembolsar nada.


Feito isso, qualquer internauta pode adquirir a obra, tanto na versão impressa quanto em e-book, na loja virtual do site, que acaba reunindo tanto interessados em se aventurar na descoberta de novos talentos quanto aqueles dispostos a conquistar seus leitores.


Ao ser adquirido, o livro é solicitado na gráfica, onde é impresso e recebe o acabamento final. Depois é despachado para o endereço do comprador e o autor recebe os direitos autorias a cada R$100 acumulados.


No momento em que a compra se efetiva, por botões disponíveis na página, é possível contatar o autor, bem como conhecer sua bio e a compilação de clippings disponíveis sobre a obra.


Produção

Para produzir um livro, no entanto, não basta apenas escrevê-lo. Optar pela autopublicação significa fazer escolhas e tomar decisões que vão desde o formato final até a imagem da capa e a configuração do design interno – isto é, a paginação, o tipo de papel, a arte gráfica do produto.


Todas essas etapas são detalhadamente explicadas no site. No entanto, no caso da revisão ou diagramação, ou o autor envia o livro pronto ou contrata o serviço disponibilizado pela própria equipe do site. Estas infos estão disponíveis nos botões no topo da home.


Outra parte fundamental para se pensar no momento da publicação é no ISBN – um código que qualquer livro possui, algo como um “RG” da obra no mercado, facilitando sua circulação. Com este número a obra pode ser mais facilmente localizada ou mesmo concorrer a prêmios que exigem esta padronização numérica. O código numérico pode ser solicitado na Biblioteca Nacional. Na parte de perguntas freqüentes do site – nomeada “Como funciona o Clube dos Autores” – é possível encontrar todo o encaminhamento necessário para a sua obtenção.


Outro destaque bem interessante do site é a seção “Universidade do Autor”. Nela é possível encontrar uma porção de cursos breves, composto por tutoriais em slideshow, com temas como “Diagramando o seu livro”, “O evento de lançamento”, ou “Como obter o ISBN”. Para quem está dando os primeiros passos são certamente informações decisivas.


Além disso o site mantém um blog com farto material multimídia sobre a escrita, além dos bate-papos virtuais que promove com autores na sua seção “Palavra Inquieta: papo com autores”, veiculada em sua conta do Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário