quarta-feira, 7 de março de 2012

PSE - NSEC06 - Motivos para coçar

http://blogdalergia.blogspot.com/

Motivos para coçar:

Quem nunca sentiu uma coceirinha?


Mas, coçar pode se tornar um grande problema... E descobrir a causa de uma coceira não é uma tarefa fácil. O médico precisa atuar como um verdadeiro detetive investigando um crime. É importante conhecer cada paciente, sua história pessoal e familiar, tendências alérgicas, condições de moradia, profissão, hábitos de vida, outras doenças, remédios em uso, etc. Além disso, definir o tipo da coceira, horário de piora, localização no corpo, etc.


Por exemplo, uma coceira no lóbulo da orelha pode ser alergia ao níquel, um metal muito comum nos brincos e bijouterias. Se for confirmada a suspeita, a opção é deixar de usar brincos ou então substituir pelos de ouro, que são antissépticos e, por serem metais nobres, precisam de muito pouco ou quase nada de níquel para serem moldados.


A coceira em axilas pode ser uma reação alérgica ao desodorante, o que pode deixar a axila avermelhada e com pequenas bolhas. Um dos fatores que pode provocar a alergia é a presença de fragrâncias nos desodorantes,mas também pode ser por um componente químico contido no produto.


Se você sente coceira nos olhos e pescoço, o problema pode ser causado pela alergia ao esmalte de unha. Isso acontece porque os olhos e o pescoço costumam ser os lugares mais tocados pelas mulheres. A alternativa é usar bases e esmaltes hipoalergênicos.


Tecidos sintéticos podem irritar a pele e causar coceira. O ideal é usar roupas de algodão, folgadas e confortáveis.


Produtos de limpeza, como o sabão, detergente ou o sabonete usado para lavar as roupas podem causar alergia nas mãos. O uso de luvas apropriadas é uma alternativa na hora de lavar a louça e as roupas.



A coceira em virilhas, axilas ou logo abaixo das mamas pode apontar para uma micose. O calor, a escuridão e a umidade nesses locais são perfeitos para o surgimento de fungos e leveduras que podem causar micose.


A pele seca coça com facilidade. Vários fatores podem ressecar a pele: idade, banhos quentes, uso de buchas, calor ou frio em excesso, entre outros. Por isso, é importantíssimo manter a pele bem hidratada. Vale lembrar que o hidratante deve ser aplicado logo após o banho com a pele ainda umedecida, para obter melhor efeito.



Uma coceira pode ser localizada em uma área pontual ou pode acometer uma área extensa da pele. Pode ocorrer isoladamente ou se acompanhar de lesões visíveis na pele. A coceira pode fazer parte do cortejo de sintomas de várias doenças, alérgicas ou não.


Em suma, nem tudo que coça é alergia e nem toda coceira é igual. O uso de medicamentos alivia o incômodo, mas para tratar, o ideal é detectar e controlar a causa da coceira.


Este texto foi elaborado baseado na matéria publicada no portal G1. Leia na íntegra clicando no link: Bem estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário