sexta-feira, 22 de outubro de 2010

DIRETO DO PORTAL - PCRJ

Prefeitura divulga o ranking do Lixômetro

Uma parceria entre a Comlurb e a CET-Rio tornou possível a divulgação de informações sobre o lixo nos painéis de trânsito

22/10/2010

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos e da Comlurb, divulgou o ranking do Lixômetro. Os bairros que obtiveram as maiores reduções na quantidade de lixo público são: Cidade de Deus (-21%), Paquetá (-13%), Lagoa (-9%), Santa Cruz (-7%) e Realengo (-5%). Por outro lado, os garis coletaram maior quantidade de lixo nas ruas do Rio Comprido (63%), Santa Teresa (41%), Vigário Geral (29%), Botafogo (23%), Região Portuária (18%) e Ilha do Governador (18%).
Uma parceria entre a Comlurb e a CET-Rio tornou possível, a partir desta sexta-feira, dia 22, a divulgação de informações sobre o lixo público na cidade. Os 13 painéis fixos de trânsito mostrarão os resultados do Lixômetro, dizendo os bairros onde aumentou ou diminuiu a quantidade de resíduos espalhados pelos logradouros.
A Comlurb exibirá frases parabenizando os locais que tiveram redução na quantidade de lixo público e mensagens chamando a atenção dos moradores das áreas onde ainda há resíduos espalhados nas ruas. A Companhia espera, assim, despertar nos cariocas o desejo de manter a cidade cada vez mais limpa e bem cuidada, gerando uma saudável competição entre os bairros. Os dados do Lixômetro por Região Administrativa (RA) estão à disposição dos interessados no site http://comlurb.rio.rj.gov.br/lixometro/.
A presidente da Comlurb, Angela Fonti ressaltou a importância da utilização dos paineis na divulgação dos resultados.

-É fundamental a parceria com a CET-Rio, a população fica atenta às informações do trânsito veiculada nos paineis e com certeza se mobilizará com as mensagens do Lixômetro. Espero que o cidadão colabore com a Comlurb e nos ajude a manter a cidade limpa - disse a presidente da Comlurb, endossada pelo secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório.
- A Prefeitura lançou o desafio com o objetivo de reduzir o lixo coletado das ruas. A disputa está valendo premiação e ainda não acabou. Os bairros têm até o fim de dezembro para melhorar sua performance, especialmente os que estão em pior situação no ranking. Esperamos com isso motivar a população no sentido de ajudar os seus bairros e o Rio a manter suas ruas limpas - afirmou Osório.
Veja o que diz o Lixômetro:
Ao comparar o período de janeiro a setembro de 2010 com o mesmo intervalo de tempo em 2009, verifica-se um aumento de 5% na quantidade de lixo público gerada na cidade. Entende-se por lixo público os resíduos coletados em logradouros públicos. São detritos provenientes do descarte inadequado, eventos em áreas públicas (p.ex: Reveillon, Carnaval, “Chuva de papel Picado”, etc), feiras-livres, varrição mecanizada em vias expressas e entulho descartado de maneira irregular.
Os caminhões de coleta fazem a remoção do lixo em roteiros previamente estabelecidos ou em lugares de descarte irregular frequente. Uma vez concluído o serviço, estes veículos seguem para uma das unidades de transferência ou destino final onde têm seu peso líquido registrado separado por gerência. As gerências operacionais são distribuídas por todo município e cada gerência é responsável por uma região administrativa.
Desta forma, é possível determinar a quantidade de lixo público separada por região administrativa.
Conheça o Lixômetro:
Em dezembro de 2009, a Prefeitura do Rio de Janeiro lançou um Plano Estratégico com 46 metas de gestão para a nossa cidade até 2012, com o objetivo de torná-la um lugar melhor para se viver. Além destas metas, o prefeito Eduardo Paes convocou a população para mais um compromisso, que deve ser de todos: a redução do lixo público das ruas em 8% ao ano (economia de R$30 milhões / 96 mil toneladas). A intenção é fazer com que cada carioca se sinta responsável pela sua cidade e demonstre isso em ações concretas e diárias.

Para ajudar a mobilizar a população, a Prefeitura criou o hot site (http://comlurb.rio.rj.gov.br/lixometro), onde o cidadão pode obter informações virtuais específicas sobre o volume de lixo na área em que mora. Com isso, é possível a população verificar como sua comunidade está reagindo a mobilização e, no final, ainda competir por alguns benefícios que a Prefeitura se comprometeu a presentear às áreas que melhor alcançar a meta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário