sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Prefeitura inaugura Central de Recepção e Acolhimento para Crianças e Adolescentes

A unidade terá capacidade para atender até 40 crianças e adolescentes da capital e outros municípios do estado


A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), inaugurou na tarde desta segunda feira, dia 18, em parceria com Fundação da Infância e Adolescência (FIA), órgão vinculado a Secretaria Estadual de Ação Social e Direitos Humanos (SEASDH), as novas instalações da Central de Recepção e Acolhimento para Crianças e Adolescentes Adhemar Ferreira de Oliveira. A unidade, localizada na Rua Benedito Hipólito, 163, na Cidade Nova, terá capacidade para atender até 40 adolescentes entre 12 anos e 17 anos e 11 meses, de ambos os sexos.

As instalações foram reformadas e receberam os seguintes serviços: pintura; melhorias no 2º pavimento do prédio; novas instalações hidráulicas e elétricas; compra de novo mobiliário; sala de convivência; novo alambrado em torno da quadra de esportes e instalações de novos refletores da parte externa do prédio e da quadra de esportes. Além disso, no novo espaço, os adolescentes terão salas para atividades lúdicas, quadra de esportes, sala de TV e acesso aos projetos sociais.

A parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro, é pioneira e faz parte de uma nova política para atendimento à crianças e adolescentes, com o objetivo de receber, acolher e encaminhar crianças e adolescentes do município do Rio e demais municípios do estado do Rio.

Estiveram presentes o Secretário Fernando William, o subsecretário de Proteção Social Especial, Tereza Cosentino, Presidente da FIA, Tania Gil, Diretora de Promoção Social da Fia e Afonso Henriques, Subcoordenador da Promotoria da Infância e Juventude do Estado do Rio de Janeiro.

Durante a solenidade o Secretário Fernando William, falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governo e nas melhorias que já foram realizadas em vários Centros de Acolhimentos, além da importância do trabalho em conjunto com o estado no que diz respeito às garantias de direito da criança e adolescente no Município do Rio.

- Ao chegarmos ao governo, encontramos vários equipamentos em péssimas condições. Estamos realizando melhorias para oferecer um lugar adequado para acolher as crianças. Sabemos que é difícil tratar do assunto, mas, passo à passo vamos melhorando no atendimento para garantir os direitos da criança e adolescente. O trabalho em parceria com o governo do Estado, que hoje iniciamos, é fundamental para agilizar o atendimento e será estendido para outros centros de abrigamento - afirmou o secretário.

Tereza Consentino, Presidente da Fia, considera que o trabalho em parceria ajuda a fortalecer a politica no atendimento.

- É com prazer que iniciamos esta parceria. A fragmentação de políticas públicas não nos favorece, é preciso fortalecer as parcerias, a sinergia do trabalho em conjunto é fundamental - disse.

Para Carlos Augusto de Araújo Jorge, subsecretário de Proteção Social Especial, as parcerias e a descentralização ajuda na agilização do serviço.

- Vivemos um momento importante, no Sistema único de Assistência Social. Não justifica ter um serviço que compete entre si, isso só fragiliza a assistência social, O trabalho em conjunto só trará benefícios e mais qualidade ao serviço - afirmou Carlos Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário