sexta-feira, 22 de outubro de 2010

SMSDC - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil UPA 24 horas chega ao Engenho de Dentro

População beneficiada ultrapassa 1 milhão de pessoas

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil inaugurou, no dia 12 de setembro, a sétima Unidade de Pronto Atendimento (UPA) administrada pela Prefeitura do Rio, localizada no bairro do Engenho de Dentro. A estimativa é realizar mensalmente cerca de 9 mil atendimentos de urgência e emergência para crianças e adultos. Com a nova unidade, as upas municipais passam a beneficiar mais de 1 milhão de pessoas na cidade.

Em um investimento de R$ 4 milhões, a UPA do Engenho de Dentro possui 1.300 m² de área construída, com seis consultórios médicos, um consultório odontológico, dois consultórios de classificação de risco e um de atendimento social, sala de imobilização, sutura, laboratório de análises clínicas e raios-X. Além disso, a unidade conta com farmácia, eletrocardiograma, coleta de sangue, nebulização e medicação.

Neste ano, as seis unidades municipais, nos bairros de Vila Kennedy, Rocinha, Alemão, Manguinhos, Cidade de Deus e Santa Cruz, realizaram mais de 250 mil atendimentos. Destes, apenas 912 precisaram ser transferidos para hospitais, o que representa 0,37% do total. A meta da Prefeitura é inaugurar 20 UPAs até 2012. Para este ano, a previsão é implantar mais três unidades: Costa Barros, Madureira e Senador Camará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário