sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Pré-matrícula nas escolas da Rede Municipal do Rio começa no próximo dia 26 Inscrições serão feitas somente pela internet

22/10/2010

A Secretaria Municipal de Educação informa que a pré-matrícula para novos alunos da Pré-Escola, do Ensino Fundamental (1º ao 9º Anos) e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) da Rede Municipal do Rio será realizada a partir desta terça-feira (dia 26) até 28 de novembro. Pelo segundo ano consecutivo, as inscrições só poderão ser feitas pela internet, através do site www.matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br. A Prefeitura está disponibilizando, a partir de terça-feira, 25 postos com acesso gratuito à internet, em todas as regiões da cidade e nos quais haverá uma pessoa para orientar os pais e responsáveis. A Secretaria também produziu um guia que explica, passo a passo, como realizar a pré-matrícula. Os locais de distribuição do guia estarão, a partir desta sexta-feira, no site www.rio.rj.gov.br/sme, onde a cartilha também estará disponível para reprodução.

Assim como ocorreu no ano passado, os pais e responsáveis, ao preencherem o formulário de inscrição da pré-matrícula, terão que escolher de três a cinco opções de escolas em ordem de preferência. Todas as informações prestadas terão que ser confirmadas, através de documentos, no ato da matrícula. Ao preencher o formulário também será preciso ter em mão o endereço de correspondência completo, inclusive com o número do CEP, pois a Prefeitura encaminhará uma carta informando a escola na qual a vaga foi reservada. A confirmação da reserva também será feita através de mensagem pelo celular ou poderá ser acompanhada pelos pais e responsáveis no site www.matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br. Para isso, é preciso anotar o número da inscrição da pré-matrícula.

A matrícula não será realizada se o responsável não comparecer à escola na data marcada para efetivar a matrícula.

Para os alunos que já estudam na rede municipal, a renovação da matrícula é automática. Caso a escola não tenha o Ano que o aluno cursará em 2011, a direção da unidade chamará o responsável para que escolha a escola em que seu filho estudará. Essa matrícula também é garantida, sem necessidade de inscrição pela internet. Para as transferências internas – de uma escola municipal para outra, a matrícula tem que ser feita pela internet. Para isso, é preciso perguntar à diretora da atual escola em que o aluno estuda em qual Ano ele deverá ser matriculado em 2011 e qual o código dele no Sistema de Controle Acadêmico. Para transferências externas – da rede particular ou de redes públicas de outras cidades e estados, a matrícula deve ser realizada também pela internet.

Matrícula para o Ginásio Experimental Carioca

O Ginásio Experimental Carioca será um centro irradiador de excelência no ensino do 7° ao 9° anos que busca apoiar o projeto de vida do aluno e uma educação para valores. Em toda a cidade, 10 escolas contarão com essa nova metodologia educacional, que será baseada nas novas tecnologias e terá um material estruturado por apostilas de conteúdo e exercícios.
Os interessados devem escolher uma das 10 escolas de Ginásio Experimental Carioca como primeira opção. Mas atenção: o aluno que optar por uma dessas unidades terá que estudar em tempo integral e será convidado a ir à escola em dia e horário marcados para conhecer um pouco mais sobre o projeto. Ao realizar a matrícula pela internet, a escola definida terá que vir como a primeira opção de escolha. A relação das dez escolas está no site www.rio.rj.gov.br/sme e no guia de matrícula.

Matrícula para crianças com deficiência

O Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA), da Secretaria Municipal de Educação, é responsável pelo atendimento de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação matriculados na Rede Municipal. Nesse contexto, a Rede Municipal está direcionada para a educação inclusiva, seguindo as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e da legislação vigente, que garantem a matrícula de crianças e jovens em turmas regulares se os pais assim desejarem. A matrícula deve ser feita também pela internet. Após a realização e confirmação da matrícula, um professor do IHA entrará em contato para que o seu filho seja avaliado e encaminhado para a turma pertinente.

Matrícula para o Programa de Educação de Jovens e Adultos

Dentro do programa, o atendimento aos jovens e adultos está dividido em duas etapas: o Peja I, para quem vai cursar do 1º ao 5º anos, e o Peja II, para o 6º ao 9º anos. Nos dois casos, a duração do curso é de dois anos. Veja em qual das duas etapas o jovem ou o adulto se encaixa para realizar a matrícula, que também deve ser feita pela internet.
Detalhes entre no site: http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?article-id=1232108

Nenhum comentário:

Postar um comentário