http://consumismoeinfancia.com/
O Instituto Alana organizou uma série de ações e eventos durante o período da Rio+20, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável que acontece agora em junho no Rio de Janeiro.
Veja a nossa programação parcial:
-
10 a 12 de junho:
Youth Blast – Conferência de Jovens para a Rio+20
O evento, que pretende reunir 3000 jovens de todo o mundo, tem o objetivo de articular e mobilizar o público jovem durante e depois da Conferência das Nações Unidas. O Instituto Alana participará desse encontro com uma oficina sobre os impactos dos apelos para o consumo na sociedade e no meio ambiente.
Data da oficina, a definir.
A Conferência acontece de 10 a 12 de junho, mas nossa oficina ainda não tem data marcada. Fique atento e acompanhe nossas notícias!
Local: Avenida Rodrigues Alves, Píer Mauá, Armazém 6
Organização: Grupo de Interesse de Crianças e Jovens da Comissão de Desenvolvimento Sustentável da ONU em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude, o Governo Brasileiro, a Agência Brasileira de Cooperação, CONJUVE e a UNDP.
Para participar, inscreva-se aqui.
-
13 de junho:
Side-event Consumismo Infantil, Publicidade e Sustentabilidade
O debate acontecerá durante os encontros preparatórios da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável e está na programação oficial da ONU. O objetivo é debater a relação entre o consumismo infantil e a sustentabilidade, já que o nosso padrão de consumo interfere diretamente na exploração dos recursos naturais e na quantidade de lixo que produzimos. O problema é global e os atuais apelos mercadológicos direcionados a crianças vão contra qualquer esforço para um consumo mais consciente e equilibrado, que possa promover uma diferença no cuidado com o planeta.
Data: 13 de junho
Horário: 11h30 às 13h00
Local: Rio Centro, Sala T5
Organização: Instituto Alana em parceria com Aliança pela Infância, Conselho Federal de Psicologia, Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Instituto Akatu e Movimento Infância Livre de Consumismo.
O acesso ao evento no Rio Centro só é permitido para pessoas previamente credenciadas junto à ONU.
-
13 a 15 de junho:
Global Research Forum: Sustainable Consumption and Production
Gabriela Vuolo, coordenadora de Mobilização do Alana, e Carla Rabelo, pesquisadora do Alana, apresentarão um trabalho sobre o tema “Criança, Consumo e Sustentabilidade – Os efeitos negativos da publicidade e a emergência de políticas públicas adequadas”, com o objetivo de discutir o assunto em um dos maiores encontros globais de pesquisadores e lideranças governamentais e da sociedade civil na área de produção e consumo sustentáveis.
Data: 15 de junho
Horário: a partir das 14h00
Local: ESPM Rio de Janeiro
Evento fechado. Para mais informações, acesse.
-
17 de junho:
Bicicletadinha
Inspirado pelas tradicionais bicicletadas organizadas em diversas partes do mundo, o Instituto Alana vai promover um passeio ciclístico. O objetivo é chamar a atenção da população e dos governos para uma causa de extrema relevância para a sociedade moderna: a ocupação do espaço público por crianças. As brincadeiras de rua, o “esconde-esconde”, os passeios de bicicleta e até mesmo a “pelada” perderam sua vez para o vídeo-game, o computador, a televisão, o celular e o shopping. Vamos mudar essa realidade? Participe!
Ao final do passeio, haverá oficinas e atividades lúdicas para crianças.
Evento aprovado pela Secretaria Operativa da Cúpula dos Povos da Rio+20 ,mas PENDENTE DE APROVAÇÃO PELA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO.
Data: 17 de junho
Horário: a partir das 9h
Local: Aterro do Flamengo – Ponto de encontro no canteiro central em frente à área de aeromodelismo, ao lado da Marina da Glória.
Organização: Instituto Alana, em parceria com Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e Transporte Ativo, e apoio de Aliança pela Infância, ACTBr (Aliança pelo Controle do Tabagismo), Greenpeace Brasil, 350.org e Movimento Infância Livre de Consumismo.
Participação livre. -
-
17 de junho:
Show da Banda Alana
Logo depois da Bicicletadiha, estamos preparando um show da Banda Alana, formada por mais de 40 músicos, todos crianças e jovens moradores do Jardim Pantanal, bairro no extremo leste de São Paulo. Eles frequentam as oficinas e os ensaios da Banda no contra período escolar, tendo a oportunidade de desenvolver suas habilidades artísticas e fortalecer sua cidadania.
Data: 17 de junho
Horário: logo depois da Bicicletadinha
Local: Aterro do Flamengo, próximo ao Monumento a Estácio de Sá.
Participação livre.
-
18 a 21 de junho:
Mesas de debate na Cúpula dos Povos
O Alana propôs dois debates na programação da Cúpula dos Povos, um sobre infância e sustentabilidade, com a participação da Aliança pela Infância, da jornalista Chris Nicklas e do Movimento Infância Livre de Consumismo, e outro com uma palestra do Frei Betto sobre ética, valores e infância. Os dois debates ainda aguardam aprovação da Secretaria Operativa da Cúpula dos Povos. Fique atento e acompanhe nossas notícias!
-
20 de junho:
Marcha da Cúpula dos Povos
Vamos levar a preocupação com o futuro das crianças e com os impactos negativos do consumismo infantil para a marcha das organizações participantes da Cúpula dos Povos, que será realizada no mesmo dia da abertura da reunião de chefes de Estado da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
Data: 20 de junho
Horário: a partir das 14h
Local: Centro do Rio de Janeiro – esquina da Av. Rio Branco com Av. Presidente Vargas
Organização: Cúpula dos Povos
Participação livre.
-
15 a 23 de junho
Stand no Aterro
Além dessas atividades, o Alana também pleiteou um estande no Aterro do Flamengo entre 15 e 23 de junho com informações e distribuição de diversos materiais sobre temas relacionados a infância, consumo e sustentabilidade. A proposta aguarda aprovação da Secretaria Operativa da Cúpula dos Povos. O documentário “Criança, a alma do negócio”, dirigido por Estela Renner e produzido por Marcos Nisti, também será exibido durante a Mostra Audiovisual da Cúpula dos Povos. O filme trata dos impactos negativos do direcionamento de ações de marketing para crianças. A data e o local ainda não foram confirmados – fique ligado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário