quarta-feira, 30 de maio de 2012

BOA IDÉIA - Oração dos Sábios

 http://praticaspedagestaoconflitos.blogspot.com/

Oração dos Sábios: 
Fonte

Recentemente, tenho recorrido à oração dos sábios nas minhas aulas, algo que aprendi a ler Augusto Cury.
Em momentos de grande tensão, nomeadamente perante comportamentos disruptivos, indelicados, desadequados ou mesmo ofensivos; em vez de responder no segundo seguinte, por instinto, sem pensar; decidi dizer de imediato: “Vou fazer a oração dos sábios.” Depois faço silêncio e fico com um ar pensativo. Penso em qual será a resposta mais adequada e qual a melhor atitude a tomar. Quais as vantagens?
O simples fato de parar para pensar antes de falar, dá-me uma boa oportunidade para pensar numa forma positiva de abordar a questão. Para além disso, os alunos questionam-me de imediato sobre essa oração. Ficam curiosos. Querem saber do que se trata e como se faz. É uma excelente oportunidade para os ensinar a fazer o mesmo.
Recorrer à oração dos sábios com frequência, ou sugerir a sua prática, faz com que as crianças e os jovens se comecem a lembrar dela, chegando a sugeri-la em certos momentos.
Dizermos que vamos fazer a oração dos sábios é uma ótima resposta, já preparada, perante uma provocação ou uma ofensa que nos deixa sem saber o que dizer. Se os/as alunos/as já estiverem bem cientes do que isto significa, nem é preciso dizer mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário